domingo, 23 de novembro de 2008

Os Melhores Álbuns de Sempre: The Bends


Artista: Radiohead
Ano: 1995
Editora: EMI Records

Em 1995 os Radiohead não eram propriamente desconhecidos. O enorme sucesso de "Creep", retirado do 1º álbum da banda - Pablo Honey, lançou a banda inglesa para luzes da ribalta. Apesar de tudo, eram considerados como mais uma banda "one hit wonder" pelo facto do 1º álbum ser um trabalho mediano. A banda precisava de se afirmar no panorama musical e é com The Bends que o irá conseguir.

A evolução sonora é notável. Com arranjos muito bem trabalhados e melodias arrojadas. Deixam a simplicidade juvenil de Pablo Honey e passam a apostar na complexidade sonora, o que ainda hoje os caracteriza.
Virados agora para um rock mais progressivo, os Radiohead começa a definir-se como banda. "Just" e "My Iron Lung" são das melhores músicas do reportório dos Radiohead, com acordes da guitarra de Jonny Greenwood a fazerem as delícias de qualquer fã de rock. A forma de cantar do vocalista Thom Yorke também regista uma evolução bastante positiva. Músicas como "Street Spirit (Fade Out)" registam a imensa capacidade vocal de Yorke, assim como um amadurecimento nas suas letras. Contudo, a peça central deste fabuloso álbum reside em "Fake Plastic Trees", que mostra bem a evolução técnica dos cinco músicos. Uma balada acústica que depois se torna algo mais. Yorke desempenha uma das suas melhores prestações vocais complementada com a qualidade instrumental dos restantes elementos. É, de facto, uma das músicas mais marcantes da carreira dos Radiohead.

The Bends foi um salto qualitativo a todos os níveis para a banda inglesa, que se afirmava como uma das melhores bandas dos anos 90. É considerado um dos melhores discos dos Radiohead e também um dos mais importantes, pois abriu caminho para a sua confirmação com o 3º álbum, Ok Computer.

Sem comentários: